Por Alexandre Figueiredo
O soul dos EUA perdeu um de seus grandes artistas. O cantor, multiinstrumentista e compositor James Ingram faleceu aos 66 anos (67 incompletos) depois de perder a batalha para um câncer no cérebro. Até pouco antes da doença, ele seguia ativo em sua carreira musical.
Ele começou como músico autodidata, tocando guitarra, baixo, bateria, piano e sintetizador. Embora sua carreira solo tenha começado na década de 1980, sua carreira se iniciou em 1973, como integrante do conjunto musical Revelation Funk. Ao longo da década de 1970, ele se destacou como instrumentista e músico de estúdio, além de seu trabalho como compositor.
Em 1980, foi descoberto por Lamont Dozier, um dos principais compositores da Motown, e começou sua carreira solo. Embora, na década de 1980 e 1990 ele tivesse feito mais sucesso com canções românticas comerciais, que serviram como temas para trilhas sonoras de filmes de Hollywood, Ingram também foi marcado por outras atividades.
Como compositor, um de seus maiores sucessos com interpretação alheia foi "P. Y. T. (Pretty Young Thing)", gravada por Michael Jackson para o álbum Thriller. Isso se deve por Ingram ter sido importante parceiro do produtor do disco de 1982, o músico Quincy Jones. Ingram gravou duas participações no disco de Quincy, The Dude, de 1981, fazendo vocais nas músicas "Just Once" (junto a Michael Jackson) e "One Hundred Ways".
O primeiro trabalho solo de Ingram se chama It's Your Night, de 1983. Deste disco, fez grande sucesso com a música "Yah Mo B There", synth pop oitentista gravado com o tecladista e cantor Michael McDonald (ex-membro dos Doobie Brothers) e composto por ambos em parceria com o produtor Quincy Jones e seu compositor associado Rod Temperton. Em 1985 Ingram é uma das vozes que participam do projeto USA For Africa, a música "We Are The World".
Uma de suas últimas colaborações musicais foi em 2011, quando participou como um dos convidados de Cliff Richard em sua turnê The Soulicious Tour, cantando duas canções com o roqueiro inglês e fazendo um número solo com "Just Once". Em 2012, ele interpretou a si mesmo numa participação no seriado Suburgatory e participou de um concerto promovido pela amiga Debbie Allen, o October 13 Live Show, na esquina das alamedas Crenshaw e Martin Luther King, em Los Angeles.
""Perdi meu mais querido amigo e parceiro criativo James Ingram ao coral celestial. Ele sempre será apreciado, amado e lembrado por sua genialidade, seu amor pela família e sua humanidade", escreveu Debbie Allen, ao saber da morte do amigo.
Ingram gravou com vários artistas, como Donna Summer, Kenny Rogers, Anita Baker, Ray Charles, Nancy Wilson, Natalie Cole, entre outros. Seu irmão mais novo, Philip Ingram, também é músico e se destacou como membro da banda Switch.
Comentários
Postar um comentário