GREGG ALLMAN, COFUNDADOR DA ALLMAN BROTHERS BAND, MORRE AOS 69 ANOS


COMENTÁRIO DESTE BLOGUE: Um dos grandes nomes do rock setentista, o cantor, guitarrista, tecladista e um dos principais fundadores da Allman Brothers Band, Gregg Allman, faleceu hoje aos 69 anos (70 incompletos).

Um dos ícones do chamado "rock sulista", que mistura rock com blues e country com um andamento mais cru nos arranjos, os Allman Brothers haviam perdido dois de seus fundadores, o irmão de Gregg, guitarrista Duanne Allman, aos 26 anos em 1971, e o baixista Berry Oakley, aos 24 anos, em 1972, ambos por acidentes de moto.

Gregg Allman deixou pronto um álbum inédito, Southern Blood, co-produzido por Don Was, que está praticamente pronto. O disco será lançado ainda este ano.

Gregg Allman, cofundador da Allman Brothers Band, morre aos 69 anos

Do Portal G1

Gregg Allman, um dos fundadores da banda The Allman Brothers Band, morreu neste sábado (27) aos 69 anos de idade. Segundo comunicado em seu site oficial, o cantor, compositor e tecladista "morreu pacificamente em sua casa em Savannah, [no estado da] Georgia", nos Estados Unidos.
A nota não esclarece a causa da morte, porém afirma que ele enfrentava "muitos problemas de saúde nos últimos anos". Allman foi diagnosticado com hepatite C em 1999 e passou por um transplante de fígado em 2010.

Ele fundou a banda, responsável pela canção "Ramblin' man" e outro sucessos do gênero que ficou conhecido como "southern rock", com seu irmão Duane em 1969. Com diversas formações, o grupo se separou muitas vezes ao longo dos anos, mas se apresentou até 2014.

"Perdi um amigo querido e o mundo perdeu um pioneiro brilhante na música", afirmou seu empresário e amigo de longa data, Michael Lehman. "Ele era uma alma gentil e amável com a melhor risada que já ouvi. Seu amor por sua família e seus companheiros de banda era cheio de paixão, assim como o amor que ele tinha por seus fãs extraordinários. Gregg era um parceiro incrível e um amigo ainda melhor. Sentiremos sua falta."

Gregg deixa sua mulher, Shannon Allman, quatro filhos e três netos.

==========

Allman Brothers: morre Gregg Allman, membro fundador da banda

Por Bruce William - Portal Whiplash

Gregg Allman, membro fundador do The Allman Brothers Band, faleceu hoje, 27 de maio, em sua residência em Savannah, na Georgia. O músico estava com 69 anos de idade. Não foi divulgada a causa de sua morte, entretanto é de conhecimento público que Gregg vinha sofrendo com vários problemas de saúde nos últimos tempos. Ele deixou esposa, Shannon Allman, e os filhos Devon, Elijah Blue, Delilah Island Kurtom e Layla Brooklin Allman, além de três netos e uma extensa família, que vai soltar uma nota em breve, mas pede respeito pela sua privacidade neste momento difícil.

Nascido em 8 de dezembro de 1947, Gregg começou tocando guitarra antes de seu irmão mais velho Duane Allman, e chegou a pensar em seguir carreira no ramo da odontologia, até que nos anos sessenta montou uma banda com seu irmão, chamada The Escorts, que depois mudaria de nome para The Allman Joys, até que os irmãos se mudassem para Los Angeles e adotassem o nome Hour Glass, assinando com a Liberty Records, gravadora pelo qual lançaram dois discos, que não fizeram sucesso. Duane partiu para o Alabama para trabalhar como músico de estúdio, até que um tempo depois eles se reencontraram e formaram o The Allman Brothers Band contando com Butch Trucks e Jai Johanny Johanson na bateria e Berry Oakley no baixo - Duane ficou cuidando da guitarra e Gregg assumiu o teclado e vocal. O resto é história.

Comentários