JOHN WETTON, VOCALISTA E BAIXISTA DO ASIA, MORRE AOS 67 ANOS


COMENTÁRIO DESTE BLOGUE: Um dos músicos de carreira mais dinâmica no rock clássico, o baixista e cantor inglês John Wetton, também um dos grandes instrumentistas de rock progressivo, faleceu com 68 anos incompletos. Parece que 2016 não acabou, vendo grandes veteranos do rock morrerem sucessivamente.

A trajetória de Wetton foi tão rica que ele tocou em muitas bandas, várias delas destacadas: King Crimson, Uriah Heep, Roxy Music, Phenomena e Wishbone Ash, entre outros, além de ter feito sucesso como um dos integrantes do supergrupo Asia.

Outro membro-fundador do Asia, Carl Palmer, que lamentou o falecimento de Wetton, é o único remanescente do trio Emerson Lake & Palmer, já que dois integrantes, o tecladista Keith Emerson e o baixista Greg Lake (também ex-King Crimson), morreram em 2016.

John Wetton, vocalista e baixista do Asia, morre aos 67 anos

Do UOL Música - Com informações da Agência EFE

John Wetton, vocalista e baixista do grupo Asia, morreu nesta terça-feira (31), aos 67 anos. A informação foi confirmada pelos representantes do artista em seu site oficial. O músico sofria de câncer no cólon e estava afastado dos palcos para se tratar. 

O cantor britânico iniciou a carreira musical em bandas de rock progressivo como Family, Renaissance e Mogul Thrash, até que em 1972 foi convidado a fazer parte da King Crimson como substituto de Greg Lake. Três anos depois, por causa da separação da banda, Wetton se uniu a Bryan Ferry na Roxy Music.

Nos anos 80, se juntou a Steve Howe, Geoff Downes e Carl Palmer para formar Asia, banda que em seu álbum de estreia vendeu mais de dez milhões de cópias.  Ele ficou internacionalmente conhecido com singles como "Only Time Will Tell" e "Heat of the Moment".

"Com a morte do meu bom amigo e colaborador musical John Wetton, o mundo perde outro gigante musical. John foi uma grande pessoa que criou algumas das melodias e letras mais gravadas na música popular", disse Carl Palmer.

"Como músico, era inovador e atrevido, com uma voz que levou Asia ao mais alto das paradas de sucesso de todo o mundo. A valente batalha contra o câncer foi uma grande inspiração. Sentirei saudades de seu talento, seu seso de humor e seu sorriso contagiante", afirmou o baterista.

Além do King Crimson e do Asia, Wetton foi membro de outros grupos como Mogul Trash, Phenomena, Family, Roxy Music, Uriah Heep, UK e Wishbone Ash. Desde a sua segunda saída do Asia, em 1992, o baixista também fazia turnês solos.

De acordo com o site oficial, o baixista estava planejando uma nova turnê do Asia junto com o Journey.

Wetton enfrentou problemas com alcoolismo, mas há 11 anos se mantinha sóbrio e fazia parte de grupos contra o alcoolismo. O baixista deixa a esposa Lisa, o filho de 18 anos Dylan, o irmão Robert e a mãe Peggy.

Comentários