MORRE EM SÃO PAULO O APRESENTADOR GOULART DE ANDRADE

ANÚNCIO DO PROGRAMA AH..LEGRIA KOLYNOS, DA TV TUPI CARIOCA, EM 1963.

Uma das grandes figuras da TV brasileira nos deixou. O apresentador Goulart de Andrade, conhecido pelo programa Comando da Madrugada, no qual soltava o simpático bordão "Vem Comigo", faleceu de insuficiência respiratória, aos 83 anos de idade.

Casado com Margareth Bianchini nos últimos 13 anos, Luís Filipe Goulart de Andrade deixou três filhos, três netos e uma bisneta. Era jornalista e um brilhante comunicador de televisão, com 61 anos de carreira na qual incluiu também sua experiência como produtor e diretor de programas de TV, como o Brasil 63, com a atriz Bibi Ferreira, na TV Excelsior.

Ele foi filho da cantora Elisinha Coelho, a primeira a gravar, em 1932, a música "No Rancho Fundo", de Ary Barroso e Lamartine Babo, e de Flávio Goulart de Andrade, antigo diretor do Senado Federal. De família alagoana, Luís Filipe era sobrinho-neto do escritor e dramaturgo José Maria Goulart de Andrade e neto do senador alagoano Eusébio Francisco Goulart de Andrade, Teve a cantora Carmem Miranda como madrinha de batismo.

A estreia do apresentador Goulart de Andrade foi em 1955, com o programa Preto no Branco, na TV Rio. Alternava atividades de apresentador com as de diretor e produtor de programas televisivos. Em 1963, esteve à frente do programa Ah...Legria Kolynos, na TV Tupi do Rio de Janeiro, sob o patrocínio do famoso creme dental hoje conhecido como Sorriso.

Atuou na produção e direção dos primórdios dos programas Fantástico e Globo Repórter, na Rede Globo de Televisão. Em 1978, também na Globo, criou o programa Plantão da Madrugada, que misturava reportagens e variedades, sobretudo mostrando acontecimentos da vida durante a noite.

Saindo da emissora, o programa foi rebatizado Comando da Madrugada, com passagem por várias emissoras: Manchete, Bandeirantes e SBT. Em 2007, o programa passou a se chamar Comando da Noite, devido a mudanças de horário.

Dono de uma produtora independente, a Produtora Goulart de Andrade, o apresentador também foi publicitário e empresário de comunicação. Sua produtora criou programas como 23ª Hora, da TV Gazeta de São Paulo, Eu Sou o Repórter (SBT) e a primeira fase do Repórter Record, quando a emissora não havia ainda assumido os trabalhos de produção. Na Record News, apresentou o Programa Goulart de Andrade, de entrevistas e variedades.

Como jornalista, trabalhou no jornal Última Hora, de Samuel Wainer, e no Aqui São Paulo. Seu último programa, Vem Comigo, foi exibido até pouco tempo atrás, ainda este ano, e nele Goulart de Andrade interagia com alunos da Fundação Casper Líbero mostrando antigas reportagens e contando suas memórias.

Goulart de Andrade também foi ator e participou de dois filmes, A Marcha, de 1972, estrelada pelo ídolo do futebol Pelé, e A Próxima Vítima (1983), estrelada por Antônio Fagundes. Como ator, o último papel de Goulart de Andrade foi na série Os Experientes, transmitida pela Rede Globo, fazendo o papel do sambista Oswaldo no episódio "Os Atravessadores do Samba", em 2015.

Comentários