SEM DOMINGUINHOS, BAIÃO PERDE A ALMA


Por Alexandre Figueiredo

Ontem à noite, faleceu Dominguinhos, aos 72 anos, um dos músicos remanescentes dos tempos áureos do baião, quando a música nordestina tinha seu destaque como manifestação cultural autêntica que escapava do controle mercantilista do coronelismo midiático que se desenvolveu sobretudo depois de 1964.

José Domingos de Moraes era o herdeiro artístico de Luiz Gonzaga, tinha 50 anos de carreira e mais de 40 discos gravados e lutava há meses contra um câncer no pulmão. Sua família não tinha dinheiro para parte do tratamento da doença e chegou-se a cogitar um evento musical para arrecadar dinheiro para financiamento. Mas o músico faleceu ontem, horas depois de chegar à UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Teve vários sucessos e era um produtivo compositor. Entre os sucessos, está "De Volta pro Aconchego", em parceria com Nando Cordel, gravada pela cantora Elba Ramalho e que fez parte da trilha sonora da novela Roque Santeiro, da Globo. Também foi co-autor, com a cantora de baião Anastácia, da música "Eu Só Quero um Xodó", gravada há quarenta anos por Gilberto Gil e com boa execução em rádios até hoje.

É MUITO DIFÍCIL FAZER BAIÃO E OUTROS RITMOS NORDESTINOS

Dominguinhos conheceu Gonzagão aos nove anos de idade e surgiu uma grande amizade, que resultou também em parcerias e num aprendizado artístico que fez Dominguinhos o "filho artístico" do Rei do Baião, uma vez que Luiz Gonzaga Jr., o Gonzaguinha, seguiu um outro caminho musical, mais influenciado pela música intelectualizada dos CPCs da UNE. Sem Dominguinhos, o baião praticamente perdeu a alma, porque o músico foi um dos poucos a trabalhar o ritmo nordestino com emoção.

Não é muito fácil fazer baião, maxixe e outros ritmos constitutivos do chamado "forró". Pelo contrário, é muito, muito difícil. Não basta ter um acordeon e uma ideia na cabeça e trabalhá-la em festas juninas. Mesmo em trabalhos encomendados para festas juninas, casamentos e batizados, músicos como Luiz Gonzaga, Mário Zan e Dominguinhos, entre outros dessa época áurea, trabalhavam os ritmos nordestinos com emoção e espontaneidade.

Hoje tudo é técnica. Daí que um grupo como Falamansa, por exemplo, não tenha deixado grande marca. O grupo até escapa daquela deturpação grotesca do que se chama de "novo forró" - também conhecido como "forró eletrônico", "oxente-music" e forró-brega - , mas seu baião apenas é trabalhado numa técnica correta, mas sem a emoção natural de Gonzagão e cia.. O grupo é bem intencionado, mas soa por demais burocrático no som e nas composições.

Não bastasse a grande dificuldade de se produzir baiões, maxixes, xaxados e outros ritmos com a emoção necessária para não apenas reproduzir suas linguagens como senti-las e absorver seu estado de espírito, há também a deturpação grosseira que o termo "forró" se associou nos últimos anos.

O que se conhece oficialmente como "forró" tornou-se um engodo, uma "lavagem" tirada de "restos" do cardápio radiofônico que inclui country music, disco music, merengues, salsas e outros ritmos caribenhos. A falta de "nordestinidade" e de regionalidade, notada em grupos como Calcinha Preta, Mastruz Com Leite, Caviar com Rapadura, Aviões do Forró e Saia Rodada, cujas estéticas reproduzem até mesmo cabarés texanos, é tão gritante que até mesmo o som de sanfona é inspirado não na música nordestina, mas na música gaúcha.

O forró-brega tornou-se um mercado hegemônico, predatório e monopolista, além de se valer da precarização do mercado de trabalho, da exploração do trabalho dos compositores e da violação de qualquer processo de direitos autorais que a turma intelectualoide do "copyleft" faz vista grossa ou até mesmo apoia, por um simples ódio cego ao ECAD.

O mercado do forró-brega é tão nocivo que inclui até mesmo disputas de qual grupo vai gravar primeiro a música de algum compositor, e a coisa é tão feia que houve até caso de dançarina assassinada por outra na disputa de um posto num grupo de forró-brega do Espírito Santo (!), Estado da região Sudeste.

Não fosse isso suficiente, há também as temáticas que destoam completamente da poesia original do verdadeiro som nordestino. O forró-brega se ancora em letras de ódio conjugal, temas pornográficos e exaltação à bebedeira. Há até mesmo um sucesso, "Zuar e Beber", que defende a embriaguez de pessoas que vão dirigir um carro (no caso, uma Van). Imoralidades que só a intelectualidade dominante de hoje, com seu relativismo ético - valores retrógrados tornam-se "positivos" quando associados às "periferias" - acham normais.

Só a intelectualidade dominante, que não aponta diferenças entre forró-brega e o mangue beat (este sim, um movimento de renovação do som nordestino), acha o "novo forró" maravilhoso. Mas nem mesmo os nordestinos, como pernambucanos e cearenses, aguentam mais esse som. E, além do mais, seu monopólio chega mesmo a alimentar a corrupção de políticos conservadores, latifundiários e barões regionais da mídia associados.

ARTE HUMANISTA

Isso nada tinha a ver com a arte humanista da qual Dominguinhos foi um dos remanescentes. É verdade que o som nordestino associado a ele, Gonzagão, Mário Zan, Trio Nordestino, Genival Lacerda e outros remetem ainda a um Brasil rural, a tempos em que adolescentes ainda faziam brincadeiras de crianças.

Daí outra dificuldade. Afinal, o baião não é apenas um som, não é uma música com acordeon que fale de saudades e remeta a danças populares, mas um estado de espírito de um tempo que não existe mais. Da mesma forma, a Bossa Nova, como estado de espírito, também remete a um outro tempo, e o difícil é reproduzir essa "alma" cultural para os tempos de hoje.

Os impasses que a atualização desse estado de espírito encontra hoje, numa sociedade midiatizada e massificada, tragada pela mediocrização cultural galopante, é que faz com que a simples reprodução musical soe postiça e forçada, mesmo quando bem intencionada. É que, na falta de um "clima" e um "sentimento", essa reprodução se limita a técnica e, como tal, vulnerável a clichês e, na pior das hipóteses, em caricaturas.

Daí, por exemplo, fazer um samba como se faz um Grupo Revelação, meramente técnico, embora o grupo, do contrário do Falamansa, não está fora do contexto do "pagode romântico" dos deturpadores violentos do gênero. Ou no caso do Sambô, outro que está dentro desse contexto, misturando o sambrega do Exaltasamba com o "rock farofa" bem ao gosto da rádio 89 FM, em que o aprimoramento técnico - tanto do Sambô quanto do Revelação - não significam aprimoramento artístico.

Copiar é fácil. Há "bons solos" de guitarra até nas músicas melosas de Zezé di Camargo & Luciano. Em tempos de Internet, qualquer idiota sabe que, por exemplo, o punk rock teve os Sex Pistols. O neo-brega dos anos 90 chegou ao estágio em que seus ídolos hoje fazem um arremedo de MPB, com "lindos" arranjos acústicos e orquestrais que não resolvem o problema da mediocrização artística.

Isso porque não há estado de espírito. A técnica apenas reproduz na forma o que, no conteúdo, soa forçado e sem emoção. Por mais que grupos como Sambô e Revelação "caprichem" na sonoridade sambista, eles mantém sempre a atitude brega que marca seus colegas menos espertos como Grupo Molejo, Katinguelê e Os Morenos e que também não foge dos ambiciosos Alexandre Pires e Belo, estes mergulhados numa pseudo-MPB para turista ouvir.

Daí que a coisa se agrava. Hoje os mais antigos grupos de forró-brega tentam cortejar a "música de raiz", tocando baiões e sobretudo sucessos de Gonzagão e cia.. Muito fácil gravar covers, se alimentar de repertório alheio e passar por "arte de qualidade". É como um aluno ruim que, para fazer um trabalho de aula, copia fragmentos de livros de grandes autores para "montar" um trabalho "bem feito", no qual o aluno não esboçou qualquer tipo de criação, por pior que esta seja.

Neste sentido, Dominguinhos, com sua arte humanista, fará muita falta. Ele era uma referência para as gerações atuais de um som nordestino feito com alma e emoção. Ele foi muito mais do que um sanfoneiro animando festas, mas um criador que sentia o que fazia.

Nos tempos tecnicistas de hoje, há dúvidas se haverá um sucessor que reúna o carisma, a visibilidade e o talento de Dominguinhos, numa época em que "som nordestino" tem muito pouco a ver com a realidade musical própria do Nordeste, mais parecendo uma paródia de rincões porto-riquenhos e mexicanos da Flórida.

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