MORREU NA FRANÇA O MÚSICO BRITÂNICO KEVIN AYERS, ASTRO DO ROCK PSICODÉLICO


COMENTÁRIO DESTE BLOGUE: Mais um músico de grande importância morre, deixando o rock órfão. Isso reflete em lacunas insuperáveis, mas pelo menos os músicos possuem um público cativo que continuará admirando eles e assimilando suas lições mesmo postumamente.

O problema é em países como o Brasil, onde a falta de uma cultura rock autêntica e forte faz com que muitos desprezem os grandes nomes do rock, porque são "do tempo da vovozinha". E sobretudo um músico ligado ao "complicado" Soft Machine, banda de rock psicodélico e, depois, de rock progressivo, o guitarrista Kevin Ayers, falecido esta semana na comunidade francesa de Montolieu.

O Soft Machine teve em suas formações integrantes como Robert Wyatt e Daevid Allen, e o grupo chegou a fazer acompanhamento à voz e guitarra de Syd Barrett na música "Octopus", incluída no álbum do antigo líder do Pink Floyd, Opel, de 1988

Morreu na França o músico britânico Kevin Ayers, astro do rock psicodélico

Da Agência EFE

Kevin Ayers, fundador do grupo britânico Soft Machine e astro da música psicodélica, morreu aos 68 anos no sudoeste da França, informaram esta quarta-feira fontes oficiais.

Ayers morreu em sua casa no povoado de Montolieu, informou a prefeitura.

O músico começou a carreira tocando com o grupo Pink Floyd e fez uma turnê pelos Estados Unidos com Jimi Hendrix. Mais tarde, o cantor, compositor e guitarrista lançou-se em carreira solo.

"Era um cara muito simpático e muito simples", comentou a prefeitura de Montolieu, acrescentando que Ayers deixou uma de suas guitarras em um café da cidade com a mensagem "para quem quiser tocá-la".

Bernard McMahon, gerente do selo fonográfico britânico Lo-Max Records, que trabalhou com Ayers desde 2006, confirmou que o músico foi encontrado morto em sua cama na manhã desta quarta-feira. Segundo ele, "poderia ter morrido há uns dois dias".

"Era a encarnação do ideal dos anos 1960, que era o da criatividade, a liberdade do discurso e o amor livre", afirmou McMahon. "Foi, penso, o pai do Underground", emendou.

Montolieu tem 800 habitantes e fica perto da cidade medieval de Carcassone.

Comentários