CARTUNISTA ZIRALDO COMPLETA HOJE 80 ANOS


COMENTÁRIO DESTE BLOGUE: Cartunista, escritor de histórias infantis e intelectual, tendo sido um dos colaboradores da revista O Pif Paf, de brevíssima duração, e um dos fundadores do jornal O Pasquim, em plena vigência do AI-5 da ditadura militar.

Mineiro radicado no Rio de Janeiro, Ziraldo também foi ilustrador e cartunista da revista O Cruzeiro, e se mantém em plena atividade até hoje, sendo também um militante na defesa do hábito da leitura de bons livros.

Cartunista Ziraldo completa hoje 80 anos

Do JB On Line

Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o cartunista Ziraldo completa hoje (24) 80 anos. Nascido em Caratinga, em Minas Gerais, Ziraldo Alves Pinto é o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho. Atualmente, é um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.

Começou a trabalhar no Jornal Folha de Minas, de Belo Horizonte, em 1954, com uma coluna dedicada ao humor. Ganhou notoriedade nacional ao se estabelecer na revista O Cruzeiro em 1957 e posteriormente, no Jornal do Brasil, em 1963.

Seus personagens (entre eles Jeremias, o Bom; a Supermãe e o Mirinho) conquistaram os leitores. Ziraldo foi fundador e posteriormente diretor do periódico O Pasquim, tabloide de oposição ao regime militar, uma das prováveis razões de sua prisão, ocorrida um dia após a promulgação do AI-5.

Em 1980, lançou o livro O Menino Maluquinho, seu maior sucesso editorial, o qual foi mais tarde adaptado na televisão e no cinema. Incansável, Ziraldo ainda hoje colabora em diversas publicações, e está sempre envolvido em novas iniciativas.

Uma das mais recentes foi a Revista Bundas, uma publicação de humor sobre o cotidiano que faz uma brincadeira com a revista Caras, voltada para o dia a dia de festas de artistas e da elite brasileira.

Comentários