domingo, 19 de fevereiro de 2012

PRIMEIRA TRANSMISSÃO DE TV A CORES NO BRASIL FAZ 40 ANOS



Por Alexandre Figueiredo

Hoje faz 40 anos em que se realizou a primeira transmissão televisiva a cores, a partir da TV Difusora de Porto Alegre (hoje TV Bandeirantes local) e a TV Rio (Guanabara, atual TV Record Rio). A TV Globo, do Rio de Janeiro, também participou da façanha.

O evento escolhido foi o desfile tradicional da Festa da Uva, na cidade gaúcha de Caxias do Sul. A foto em questão, aliás, mostra um ônibus "bicudinho" da Mercedes-Benz, provavelmente O-326, que a TV Rio enviou para o Sul do país.

Era tempos do "milagre brasileiro" da ditadura militar e prefeitos com algum senso de oportunismo instalaram aparelhos de TV pelas ruas da cidade para que a população visse a novidade. Aliás, foi assim que Assis Chateaubriand fez para atrair a multidão para a então recém-inaugurada televisão, em vários pontos-chave da cidade de São Paulo, em 18 de setembro de 1950. Em ambos os casos, eventuais falhas técnicas ocorreram.



Mas quem imaginasse que a televisão a cores era uma proposta recente, não imagina que dez anos antes se pensava em implantar a transmissão colorida na televisão brasileira.

Discutia-se qual o modelo tecnológico a ser implantado. Havia o NTSC, adotado nos EUA, depois aperfeiçoado para o PAL-M para resolver limitações técnicas, e havia o SECAM, adotado na França.

O Brasil adotou, em 1963, o sistema NTSC, depois de testar, no ano anterior, a transmissão a cores do programa Moacir Franco Show, da TV Excelsior. Seriados da TV norte-americana, como Bonanza, exibidos pela TV Tupi, também eram beneficiados pelas cores, assim como o musical-humorístico Times Square (foto acima), também da TV Excelsior.

No entanto, quase ninguém pôde ver a transmissão colorida. Não havia produção de aparelhos receptores de transmissão a cores, e a importação custava muito caro. Isso fez com que a implantação da TV a cores fosse adiada por cerca de uma década.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.