BLAKE EDWARDS MORRE AOS 88 ANOS



Um dos maiores nomes da comédia mundial, Blake Edwards faleceu na manhã desta quinta-feira, 16 de dezembro, aos 88 anos.

Do sítio Adoro Cinema

Edwards foi responsável pela criação de uma das maiores franquias cômicas da história, A Pantera Cor-de-Rosa, e de muitos outros sucessos no gênero, como Um Convidado Bem Trapalhão e Mulher Nota 10.

Mas antes de criar o Inspetor Clouseau (personagem imortalizado por Peter Sellers e que mais recentemente foi interpretado por Steve Martin), o cineasta também havia provado ter talento para comandar romances, tendo dirigido o belíssimo Bonequinha de Luxo, filme que ficou marcado pela cena em que Audrey Hepburn canta "Moonriver" em sua janela.

O diretor foi grande amigo do compositor Henry Mancini, com quem trabalhou já em seu primeiro sucesso, a série televisiva "Peter Gunn". Mais tarde, Mancini realizou para o amigo a trilha de A Pantera Cor-de-Rosa, que é ponto chave na franquia.

A série do atrapalhado inspetor francês conta ainda com os filmes Um Tiro no Escuro, A Volta da Pantera Cor-de-Rosa, A Nova Transa da Pantera Cor de Rosa, A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa, A Trilha da Pantera Cor-de-Rosa e A Maldição da Pantera Cor-de-Rosa.

Blake Edwards recebeu indicações ao Globo de Ouro e ao Oscar pelo roteiro do musical Vítor ou Vitória?, mas só em 2004 recebeu seu primeira estatueta. O diretor/roteirista/ator/produtor recebeu um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra das mãos do comediante e fã Jim Carrey (O Golpista do Ano).

Nascido na cidade de Tulsa, Oklahoma, no dia 26 de julho de 1922, como William Blake Crump, o cineasta ficou conhecido como grande diretor de atores. Sob seu comando, Audrey Hepburn, Jack Lemmon, Lee Remick, Julie Andrews, Robert Preston e Lesley Ann Warren receberam indicações ao prêmio da Academia.

Era casado com a atriz Julie Andrews, a eterna Maria Von Trapp de A Noviça Rebelde, desde 1969. Ao ler uma entrevista em que Edwards a descrevia como "tão doce que deve ter violetas entre suas pernas", a atriz mandou para o cineasta um buquê de violetas. Tempos depois, os dois começaram o relacionamento que durou 41 anos.

Comentários