sábado, 2 de outubro de 2010

"MINDUIM" COMEMORA 60 ANOS



A Turma do Charlie Brown comemora 60 anos de publicação. Suas histórias ora eram dotadas de humor sarcástico, ora eram cheias de profundo lirismo, e toda essa obra foi produzida desde 02 de outubro de 1950, quando foi lançada a primeira tira, até 13 de fevereiro de 2000, um dia após o falecimento de seu autor, Charles M. Schulz.

Conhecido como Sparky desde a infância, Schulz, na verdade, havia criado um embrião da Turma do Charlie Brown, chamado Lil'Folks, onde já se via o personagem Charlie Brown e um cachorro com as caraterísticas semelhantes ao Snoopy das primeiras tiras, além de haver um outro personagem fanático pela música de Ludwig Van Beethoven, a exemplo do pianista Schroeder.


LIL' FOLKS: O "EMBRIÃO" DA TURMA, JÁ COM CHARLIE BROWN E SEU CACHORRO, ENTÃO SEM NOME.

Lil' Folks foi publicada entre 22 de junho de 1947 e 22 de janeiro de 1950. Para não ser confundida com obras da história em quadrinhos como Lil'Abner (criação de Al Capp conhecida, no Brasil, como Ferdinando), a Newspaper Enterprised Association, que editava Lil' Folks, sugeriu que Schulz mudasse o nome para Peanuts (nome que foi traduzido aqui como "Minduim", simplificação à mineira de "Amendoim"). Charles Schulz nunca gostou desse nome, achava muito ridículo, mas aceitou.


A PRIMEIRA TIRA.

A primeira fase de Peanuts contava apenas com Charlie Brown e Snoopy como personagens bem conhecidos. Outros personagens, Shermy e Patty (não confundir com Patty Pimentinha, ou Peppermint Patty, que só surgiu em 1966), são menos conhecidos e saíram das tiras oficialmente em meados dos anos 70, embora apareçam nos longa-metragens feitos com a Turma do Charlie Brown.

Com o tempo, outros personagens foram criados: Violeta (Violet, fevereiro de 1951), Schroeder (maio de 1951), Lucy (março de 1952), Lino (Linus, setembro de 1952), Chiqueirinho (Pig Pen, julho de 1954), Sally Brown (agosto de 1959), Patty Pimentinha ("Peppermint" Patty, agosto de 1966), Woodstock (introduzido em abril de 1967; batizado em junho de 1970), Franklin (julho de 1968), Marcie (julho de 1971) e Rerun Van Pelt (março de 1973).

É difícil enumerar todos os detalhes num texto como este, além do mais que é só vendo os desenhos, seja na imprensa, seja na animação, para sentir a delícia de ver os personagens e suas divertidas e, por vezes, reflexivas histórias.

Sabe-se que Charlie Brown é um típico nerd, apaixonado por uma enigmática garota ruiva, dono do esperto cachorro Snoopy. Este, por sua vez, é um personagem dotado de inteligência e auto-suficiência, além de inclinado à imaginação fértil (uma de suas fantasias é sendo o aviador Barão Vermelho, Red Baron no original). Snoopy, mais tarde, também teve como amigo um passarinho que Schulz depois batizou como Woodstock.

Há a temperamental Lucy, o filosófico Lino agarrado ao seu cobertor azul, a masculinizada Patty Pimentinha e sua inseparável amiga, a intelectualizada Marcie, e o sujo Chiqueirinho, cujo paralelo existe entre nós através do Cascão de Maurício de Souza.

Charlie Brown tem uma irmã chamada Sally, enquanto Lucy e Lino são também irmãos e ganhariam mais tarde o caçula Rerun.

A Turma do Charlie Brown é uma obra dotada de lirismo e muito senso de humor. Às vezes é temperada de melancolia. Reflete o mundo dos adultos através dos personagens infantis, enquanto os personagens adultos aparecem apenas pelos pés, no plano inferior. A trilha sonora dos longa metragens animados ficava entre o jazz fusion e a música clássica, além de algumas baladas orquestradas.


A ÚLTIMA TIRA.

A dedicação de Charles Schulz às histórias de seus personagens foi tal que, no final da vida, ele anunciou que sua obra foi encerrada, e que não haveria outro desenhista que desse continuidade aos personagens. Sua preocupação era de que sua obra fosse descaraterizada.

Após sua morte, em 12 de fevereiro de 2000, seus personagens apareceram apenas no longa-metragem He's a Bully, Charlie Brown, de 2006, também última produção de Bill Melendez, responsável pela animação dos personagens de Schulz. Melendez morreu em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.