quinta-feira, 8 de abril de 2010

MORRE MALCOLM MCLAREN, PRECURSOR DO PUNK ROCK



Morreu na manhã de hoje, por efeitos de um câncer raro, mesotelioma, o empresário e músico inglês Malcolm McLaren, inventor dos Sex Pistols e idealizador do punk rock.

Figura das mais hilárias, até na morte ele causou controvérsias, no desencontro de informações sobre onde ele havia morrido. Um agente de McLaren disse que ele morreu em Nova Iorque. Já sua namorada disse que ele morreu num hospital da Suíça. Ele será enterrado no cemitério Highgate, em Londres.

McLaren era figura excêntrica e controversa. Formado pela St Martin's College Of Art e no Goldsmiths College, era casado com Vivienne Westwood, estilista até hoje em atividade, quando o casal, sócio da loja de roupas de Londres, Sex (antiga Let It Rock), viu os músicos Steve Jones e Paul Cook frequentarem o local e pesquisarem roupas. Os dois queriam montar uma banda, The Strand, que tinha ainda Glen Matlock e outro músico. Steve Jones seria o vocalista, e o grupo chegou a ensaiar nesta formação, até que outro frequentador, John Lydon, por sua personalidade niilista e rebelde, foi chamado para entrar no grupo, com Steve remanejado para a guitarra. Era a origem dos Sex Pistols.

Mas antes dos Sex Pistols, McLaren era empresário do grupo protopunk New York Dolls, e um dos episódios engraçados ficou por conta do fim do grupo, já que McLaren, nessa época morando em Nova Iorque, fez de tudo para manter o grupo unido, inclusive presentear o guitarrista com uma guitarra. Tudo foi em vão. Por isso é que McLaren se consolou com a impossibilidade de manter as "bonecas" unidas, investindo nos Sex Pistols.

Malcolm McLaren fez vários projetos musicais. Tinha o ideal punk em sua veia, mas dentro daquela mentalidade volúvel, sem se prender exatamente ao som. Por exemplo, o vídeo abaixo, da música "Soweto", que rolou muito na saudosa rádio niteroiense Fluminense FM - meu Deus, Malcolm McLaren morreu junto com o povo do Morro do Bumba! - , tem influências que vão do violino folk às influências de reggae misturado e pós-punk.

O mais recente disco de McLaren foi lançado no ano passado, chamado Shallow - Musical Paintings.

Puxa, vida, mas como morreu muita gente do pessoal do punk rock...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.