sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A LEMBRANÇA DO RADIALISTA HAROLDO DE ANDRADE


HOJE, QUANDO O RÁDIO AM É AMEAÇADO PELA RIVALIDADE INTERNA DO RÁDIO FM, NOS LEMBRAMOS DOS TEMPOS EM QUE A AMPLITUDE MODULADA, MESMO AMEAÇADA PELA TELEVISÃO, CONSEGUIU DAR A VOLTA POR CIMA. HAROLDO DE ANDRADE FOI UM DOS LOCUTORES SURGIDOS NESTA FASE.

Um dos grandes comunicadores de rádio AM do país, Haroldo era paranaense e trabalhava no rádio desde 1960, quando o mercado radiofônico, vendo encerrar-se a era dos auditórios e das radionovelas, procurou renovar sua linguagem, investindo na figura do comunicador que procurava cativar os ouvintes com uma forma peculiar de entretenimento, sem apelações nem pretensos salvacionismos. E Haroldo foi um dos grandes nomes do rádio depois do fim de sua fase áurea com o advento da televisão.

Haroldo de Andrade nasceu em Curitiba (PR), no dia do trabalho de 1934. Faria 74 anos daqui a dois meses, mas não resistiu aos efeitos da diabetes. Vivia no Rio de Janeiro desde os anos 50, quando estreou no rádio carioca através da Rádio Mauá. Na emissora, ele lançou o programa "Musifone", um dos primeiros programas com a participação dos ouvintes na fase pós-TV do rádio brasileiro, que logo se tornou líder de audiência.

Em 1960, estreou na Rádio Globo do Rio de Janeiro o Programa Haroldo de Andrade. Tornou-se um dos maiores sucessos do rádio carioca e projetou a imagem do comunicador ao país. O prestígio foi tal que, em 1977, Haroldo recebeu o prêmio de Melhor Programa da América Latina, no 10º Fórum Internacional de Programação de Rádio. No mesmo ano, o comunicador foi apontado pela revista norte-americana Billboard como a Maior Personalidade no Ar. Ao celebrar 30 anos de liderança na Rádio Globo, Haroldo de Andrade recebeu uma placa comemorativa do Ibope por ter atingido o recorde nacional de audiência. Para se ter uma idéia, a Rádio Globo do Rio de Janeiro tem uma potência grande, que permite a rádio ser ouvida em várias partes do país, além de ser transmitida também em ondas curtas.

Haroldo de Andrade também teve passagens por emissoras de TV, trabalhando na Excelsior, Tupi e Globo. Também investiu numa empresa de marketing, que ele vendeu há cerca de cinco anos.

Com as Organizações Globo alheias às tradições do rádio, empurrando a CBN para as ondas de FM, prejudicando tanto a segmentação das FMs e AMs no país, a Rádio Globo AM, desenvolvendo uma rede com programação "padronizada" (ou seja, sem muita preocupação com o regional), acabou não agradando Haroldo de Andrade, que deixou a emissora insatisfeito com os rumos que a fizeram perder a liderança para a Super Rádio Tupi.

Haroldo então se lembrou da Rádio Mauá, que o lançou no rádio carioca, e adquiriu a emissora, depois rebatizada com o nome do comunicador. O próprio Haroldo tinha seu tradicional programa na emissora, que, mesmo com dificuldades técnicas e financeiras, conseguiu se destacar entre as emissoras AM do Estado do Rio de Janeiro. A Rádio Haroldo de Andrade AM foi inaugurada em 07 de novembro de 2005.

Em 2007, Haroldo de Andrade, sentindo os sintomas do coração, conseqüência da diabetes, se retirou para tratamento médico. Teve um breve retorno ao rádio, depois de ganhar um marca-passo, mas se afastou definitivamente com o agravamento da doença. Com problemas cardíacos e renais e as complicações da diabetes, Haroldo, que chegou a ser submetido a uma cirurgia de amputação das pernas, faleceu às 16h20 do dia primeiro de março, no Hospital Pró-Cardíaco, na Zona Sul carioca. O sepultamento foi previsto para a manhã do dia 02, no Cemitério do Caju.

Desde a impossibilidade profissional de Haroldo de Andrade devido à doença, a emissora passou a ser dirigida pelo mais velho dos oito filhos do comunicador, Haroldo de Andrade Jr.. O Programa Haroldo de Andrade estava sob a apresentação interina do irmão do comunicador, Wilson Andrade.

Mas, em maio de 2008, a Rádio Haroldo de Andrade deu lugar à rádio Canção Nova, do movimento Renovação Carismática da Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.