segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

HOLLYWOOD ROCK 1975


CAPA DA FITA VHS DO FILME RITMO ALUCINANTE, DOCUMENTÁRIO SOBRE O HOLLYWOOD ROCK DE 1975.

No dia 11 de janeiro de 1975, aconteceu o lendário Hollywood Rock, primeira edição do festival, embora não em caráter oficial.

Foram alguns dias do festival, intercalados por semanas. O evento foi organizado por Nelson Motta com a colaboração de Erasmo Carlos. Seguia o astral bicho-grilo da época, num tempo em que rock era coisa de roqueiro. O local do evento foi o campo do Botafogo, no bairro do mesmo nome, no Rio de Janeiro, a essas alturas se despedindo da condição de cidade-estado da Guanabara.

O evento foi iniciado no dia 11 com Rita Lee & Tutti-Frutti, o primeiro grupo da cantora depois da sua saída dos Mutantes (então convertido em rock progressivo). Na semana seguinte, dia 18, os próprios Mutantes, sem Rita e somente com Sérgio Dias Baptista como integrante original, se apresentaram no evento, além do Veludo, ex-Veludo Elétrico.

No dia 25, foi a vez de O Peso, Vímana - grupo que teve em sua última formação Lobão, Ritchie e Lulu Santos, este ex-integrante do Veludo Elétrico; apenas Lulu tocava no grupo nessa época - e o grupo progressivo O Terço (que em sua trajetória teve Vinícius Cantuária e Flávio Venturini como integrantes). O Vímana não chegou a tocar todo o material, por causa dos problemas na aparelhagem.

Finalmente, no dia 01 de fevereiro, Celly Campello, Erasmo Carlos e Raul Seixas eram as atrações.

Segundo Nelson Motta, o evento chegou a contar com 10 mil espectadores.

Um documentário foi produzido sobre o evento, o filme Ritmo Alucinante, de Marcelo França. Lançado em VHS, o filme tornou-se uma raridade, uma preciosidade para um evento que se tornou esquecido mesmo quando veio o primeiro Hollywood Rock oficial, em 1988, bem mais pop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.