quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Décadas são diferentes em cada ano


Existe uma patota bastante animada que, quando contempla o passado, se comporta como criancinhas animadas e vão logo dando os créditos, vagos, de cada foto ou fato do passado: "meados dos anos 50", "final dos anos 60", "anos 40", "década de 50" e outras imprecisões similares.

Alguns até tropeçam e creditam como "anos 50" uma foto dos anos 40 e como "anos 60" uma foto dos anos 50. E todo mundo se comportando que nem moleques em excursão, mandando mensagens do tipo "Ah, eu fui para esta praça com meu pai comer algodão doce". "Eu me lembro deste dia, brinquei de pique-esconde com meus dois primos".

Mas nada de pesquisa séria. Nada de averiguar a data exata. Mesmo que citasse que brincou de pique-esconde, passeou com o pai, rodou de carro com o tio para tal fazenda e por aí vai, pelo menos poderia ter um espírito de pesquisa mais apurado.

As décadas são dinâmicas em cada uma. Uma década é composta de dez anos. E cada ano é peculiar em si. Assim como a primeira metade de uma década não é igual à segunda metade da mesma década. Isso em si dá muita responsabilidade para uma pesquisa, é preciso ficar atento.

Dizer "meados dos anos 60" feito um bobo alegre nada tem de informativo. Ter mais atenção com as coisas não custa coisa alguma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.