quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Beatles dão idéia de como uma década é diferente em seus anos


O grupo inglês The Beatles foi uma das bandas de rock mais populares do mundo. O grupo existiu entre 1960 e 1970, mas seus músicos antes integraram o Quarrymen e havia um embrião chamado Silver Beatles(e Ringo havia integrado outras bandas antes de ser o "quarto fabuloso" no lugar de Pete Best). E também seus integrantes marcaram em suas carreiras-solo (só Ringo não teve o sucesso comercial dos parceiros).

Pois a banda personifica bem o que é a diferença de anos dentro de uma década. Pode-se dizer, seguramente, que a banda de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr foi um dos maiores símbolos da década de 1960, a última década revolucionária que tivemos.

A banda gravou discos entre 1963 e 1969. Let It Be, apesar de ter sido lançado em 1970, foi gravado até antes de Abbey Road, lançado no ano anterior. Cada ano era uma experiência rica que os quatro fabulosos de Liverpool - uma cidade industrial da Inglaterra - , que mesmo na sua fase "ingênua" era dotada de um grande talento e potencial.

A banda foi responsável pela revigoração do rock'n'roll, que andava desacreditado com escândalos, tragédias e o próprio envelhecimento "precoce" do ritmo (não é preciso dizer que nomes como Bill Haley e Chuck Berry eram meio "titios" para a moçada roqueira dos anos 50). Os Beatles acabaram compensando as tragédias de Buddy Holly, Richie Valens e Eddie Cochran, emergentes talentos dos EUA, mortos prematuramente e, pior, passados para trás por uma geração de canastrões do porte de Ricky Nelson e Pat Boone que imitavam de forma caricata o estilo de Elvis Presley.

Os Beatles puxaram toda uma cena roqueira britânica que, na ordem crescente da ousadia, foi dos Herman's Hermits ao Deep Purple, revelando de Gerry And The Pacemakers a Jethro Tull, sem esquecermos de nomes como Pink Floyd de Syd Barrett e Led Zeppelin. Tinha Rolling Stones, The Who, mas também The Zombies, Jeff Beck Group, Spencer Davis Group, Traffic, Cream e mesmo o revolucionário Jimi Hendrix Experience (Hendrix era americano, mas esse trio foi formado na Inglaterra com outros músicos ingleses).

Mas como nosso assunto aqui é Beatles, deixemos os outros para outras histórias.

Basicamente, os Beatles tiveram duas fases, a primeira com rock básico e algumas canções românticas, e a outra, mais experimental e excêntrica, com momentos de psicodelia. Numa divisão didática, situa-se superficialmente a primeira fase de 1963 a 1966, quando o fim das apresentações ao vivo dos Beatles (que não conseguiram ouvir o que eles mesmos estavam tocando devido à gritaria histérica das fãs) tornou-se o divisor da carreira do grupo. Em seguida, veio a fase experimental, sobretudo com muitos efeitos de estúdio e várias pesquisas musicais, num interessante diálogo de igual para igual entre o produtor e maestro George Martin e os quatro músicos.

Mas em 1965 e 1966, anos respectivos de Rubber Soul e Revolver, já prenunciam essa fase experimental. E desses dois, o primeiro causou um impacto profundo na mente do músico da banda californiana Beach Boys, Brian Wilson, que chegou até a deixar o grupo para compor o revolucionário álbum Pet Sounds, lançado em 1966. E Pet Sounds influenciou o Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, um dos álbuns de 1967 dos Beatles (tem até sons de animais, em "Good Morning, Good Morning", incluindo sons que, dizem, só podem ser ouvidos por cães).

Mas não houve apenas isso, Sgt. Pepper's também foi sucedido por discos tão excêntricos como Magical Mystery Tour e The Beatles (cuja capa branca rendeu a alcunha de White Album), respectivamente de 1967 e 1968. Depois Abbey Road e Let It Be inauguraram o rock setentista, já prenunciado, em parte, em White Album.

Cada ano foi peculiar na breve mas rica carreira dos Beatles. Com eles, não dá para investir nesse papo de "meados dos anos 60". Isso é só uma pequena amostra como cada ano é diferente um do outro, já que ocorre muita coisa em 365 ou 366 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.